quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biscoitos Casadinhos de "Doce de Leite" E O Retorno!


Depois de taaaanto tempo, estou aqui de volta! Sei que quase ninguém me lê, mas é bom ter um blog pra manter o registro das receitas mais bem sucedidas (ou aquelas que a sua mãe diz que são dos Deuses. Espero que ela esteja falando a verdade pra mim e não jogando tudo fora sem que eu veja...) da vida culinária da gente. Pra posteridade, sabe? Tipo uma versão digitalizada dos velhos livros de receitas da vó.
Então aqui vai!

Biscoitos Casadinhos de “Doce de Leite”


o que vai???

1/3 xícara de leite de soja (o de arroz é mais branquinho. Seria maneiro usá-lo)
2/4 de xícara de açúcar (Se usar o light, só ¼. Evite o mascavo, senão vai ficar com cara de chocolate)
1/2 xícara de óleo de canola
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de raspas de laranja
2 xícaras de farinha
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal

“Doce de Leite” da Olvebra pra rechear, esse aqui, ó:


o que usa???

Tigela Grande
Garfo
Colher de Sopa
2 Assadeiras
Colher de Chá
Prato


como faz???

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte duas assadeiras, pra facilitar o processo.

Na tigela grande, use o garfo para misturar o leite, açúcar, óleo, o extrato de baunilha e as raspas.

Adicione metade da farinha, juntamente com o amido de milho, o fermento e sal (cuidado pra não deixar o sal tocar o fermento!); misture bem sem deixar bolinhas de farinha. Adicione a farinha restante e misture até obter uma massa lisinha e flexível.

Certifique-se de suas mãos estejam muito limpas e secas e enfarinhe-as. As coisas vão meio que ficar bagunçadas. hehe

Pegue mais ou menos 1 colher das de sopa de massa e enrole-a em uma bolinha, e depois abra com os dedos em um círculo do tamanho que quiser que seus biscoitinhos sejam. Use um como “molde”, para que o produto final fique o mais certinho possível. Afinal, teremos que “casá-los” depois! Acerte as bordas com os dedos.
Continue com o restante da massa, enfarinhando as mãos antes de formar cada biscoitinho e coloque-os na sua assadeira com cerca de 3 centímetros de distância entre cada um (eles não se espalham muito.) Eu tive que fazer isso em vááááááárias fornadas por causa do meu diminuto forno, por isso, enquanto um estava assando, eu formatava meu próximo lote. Se você tem um forno grande, sorte a sua, mas não tente assar tudo de vez. Não dá certo! Uns queimam, outros ficam crus ;)

Asse por 14 a 16 minutos, até que os topos estejam firmes e as bordas estejam levemente douradas. Retire do forno e deixe descansar por 2 minutos. Use uma espátula, fininha (ou os dedos, se eles forem feitos de asbestos, que nem os meus) e transfira pra um escorredor de macarrão ou uma gradezinha específica pra cookies e cupcakes, o que eu não tenho, pra terminar de esfriar.

Uma vez que as suas lindas metades super iguais de casadinhos (*tosse* as minhas não ficaram tanto assim hehe) estejam frias o suficiente para lidar (apenas cerca de 10 minutos), vire um de “barriga” pra cima sobre o prato, coloque cerca de uma colherinha de chá de “doce de leite” e coloque outra metade por cima, para formar um sanduíche. Pressione DELICADAMENTE. Não pressione com força senão ferrou tudo. Coloque-os em uma bandeja ou algo assim que se encaixe em sua geladeira. Continue com os biscoitinhos restantes até que você tenha mais ou menos 16 sanduíches, dependendo do tamanho que você tenha escolhido pra eles.
Coloque os casadinhos na geladeira para assentar pelo menos meia hora. Trazer de volta à temperatura ambiente antes de servir (aproximadamente meia hora de novo).
Coma um e repita indefinidamente ou até acabar com a raça deles! ;D



3 comentários:

  1. Não pense que ninguém te lê... Sempre que tenho um tempinho, passo aqui pra ver como as coisas andam. Você não esta sozinha ♥

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindos! Preciso fazer...que delícia :)te descobri hj através do Veganismo Brasil ^^

    ResponderExcluir