sábado, 30 de junho de 2012

Preparação pro Arraiá!

O retorno da filha pródiga está sendo animado! Dois posts em dias quase seguidos! *-* Que beleza!

Hoje, duas receitas pra eu curtir o Arraiá  e pra vocês comerem nos seus, ou festas Juninas, Julhinas, Agostinas, afins ou não... Pra comer em casa mesmo sozinhos (ou acompanhados), vendo filme ;D São tantas opções Helena! Oh Deuses!
É... Gosto de versatilidade!

Vamos lá então pros versáteis Pés de Moleque e Cachorro Quente de Forno!

Pé de Moleque

o que vai???

3 xícaras de amendoim cru (é... setecentos e cinquenta gramas, cerca de três mil novecentos e oitenenta e dois amendoinszinhos!)
2 xícaras (meio quilinho só...) de açúcar (isso aí. Festa Junina É pra sair da dieta MESMO)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (pelamordedeus, compre no mercado. o que se compra na farmácia deixa tudo com gosto metálico!!)

o que usa???

panela
colher de pau
coração saudável, porque a reação do bicarbonato assusta ;D

como faz???

Lave bem o amendoim, escorra e seque bem.
Coloque o açúcar e os amendoim bem sequinhos na panela, misture com a colher de pau e leve ao fogo baixo mexendo delicadamente. Quando seu açúcar derretido começar a ficar em um tom douradinho, acrescente o bicarbonato e - cuidado com o susto!! - tire do fogo imediatamente e misture muuuuito bem. Despeje em um tabuleiro untado e depois que começar a endurecer, quebre os quadradinhos. Ou, se esquecer esfriando lá, como eu, quebre em pedacinhos irregulares assim:


Cachorro Quente de Forno

Obs.: Essa receita é patrocinada pelos álbuns 0000 e Sura, do Hecq. Porque Tio Hecq me ajuda a ter a paciência de picar 329472386475376432 cubinhos bonitinhos ♥ Valeu Tio!

o que vai???

massa

2 e 1/4 de xícara leite de soja
3/4 de xícara de azeite (ou óleo, pro seu orçamento ficar mais na boa ;D)
2 xícaras de farinha
1 e 1/4 de colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal

(Sim, são medidas beeem específicas, porque, afinal, aqui não vão ovos, nem leite, nem nada que emulsifica mais fácil!)

"recheio"
(é meio recheio, meio cobertura, meio parte da coisa toda...)

3 dentes de alho amassadinhos
um pedacinho de gengibre do tamanho do topo do seu polegar raladinho (se tiver um polegar muito grande, tem que curtir coisas picantes xD)
1 cebola roxa pequena picada em cubinhos bonitinhos
1 tomate médio bem bonito picado em cubinhos bonitinhos
2 pimentões verdes picados em cubinhos bonitinhos
1/2 maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picadinho em cubinhos minusculos extra bonitinhos
7 salsichas de soja da Perdigão picada em semi círculos bonitinhos

1 pacote de molho pronto Natural da Pomarola, que é um dos únicos, senão o único, que não leva glutamato monossódico na composição ;)

o que usa???

molho

Panela
Colher de Pau
Tábua de Corte
Uma boa Faca
Paciência pra picar 329472386475376432 cubinhos bonitinhos 

massa

Liquidificador

para a montagem

Assadeira média untada e enfarinhada.

como faz???

Obs.: Como essa receita é até patrocinada... nada mais justo que fazer um passo a passo com fotos!

1- Doure o alho amassadinho e o gengibre raladinho com sal no azeite em fogo alto até ficar assim:
2- Abaixe o fogo, adicione a cebola e mexa constantemente até ficar assim:
3- Coloque agora o tomate, misture e deixe quietinho por uns 5 minutos. Vai ficar assim depois que você der uma mexidinha com a colher de pau:
4- Agora adicione o pimentão, as salsichas e o molho, mexendo bem. Deixe no fogo baixo por 15 minutos mexendo de 5 em 5 minutos ou até secar bem o molho e então, coloque o cheiro verde, deixando seu molho assim:


5- Pré-aqueça o forno e prepare sua massa batendo tudo no liquidificador, tomando cuidado pra não misturar o sal com o fermento ;) e então despeje-a na sua assadeira untada e enfarinhada, espalhando com uma colher pra ela ficar assim:
6- Espalhe seu molho com as salsichas por cima da massa às colheradas, tomando cuidado para afundar pedacinhos de tudo por toda a extensão e espalhando um pouco do molho, misturando com a massa, para deixar com essa carinha aí:
7- Asse essa belezinha por 30 minutos, corte em quadradinhos e, se estiver com pressa pra provar, como eu, a dica do século! Coloque por 10 minutos no congelador. Quando tirar, os quadradinhos que cortou estarão bem separados e o que você tirar pra provar não vai estar tão quente e não vai prejudicar os outros, que precisam estar bem bonitos pra por no potinho e levar pra curtir o Arraiá com azamigas, ou festas Juninas, Julhinas, Agostinas, afins ou não... Pra comer em casa mesmo sozinhos (ou acompanhados), vendo filme... xD



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biscoitos Casadinhos de "Doce de Leite" E O Retorno!


Depois de taaaanto tempo, estou aqui de volta! Sei que quase ninguém me lê, mas é bom ter um blog pra manter o registro das receitas mais bem sucedidas (ou aquelas que a sua mãe diz que são dos Deuses. Espero que ela esteja falando a verdade pra mim e não jogando tudo fora sem que eu veja...) da vida culinária da gente. Pra posteridade, sabe? Tipo uma versão digitalizada dos velhos livros de receitas da vó.
Então aqui vai!

Biscoitos Casadinhos de “Doce de Leite”


o que vai???

1/3 xícara de leite de soja (o de arroz é mais branquinho. Seria maneiro usá-lo)
2/4 de xícara de açúcar (Se usar o light, só ¼. Evite o mascavo, senão vai ficar com cara de chocolate)
1/2 xícara de óleo de canola
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de raspas de laranja
2 xícaras de farinha
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal

“Doce de Leite” da Olvebra pra rechear, esse aqui, ó:


o que usa???

Tigela Grande
Garfo
Colher de Sopa
2 Assadeiras
Colher de Chá
Prato


como faz???

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte duas assadeiras, pra facilitar o processo.

Na tigela grande, use o garfo para misturar o leite, açúcar, óleo, o extrato de baunilha e as raspas.

Adicione metade da farinha, juntamente com o amido de milho, o fermento e sal (cuidado pra não deixar o sal tocar o fermento!); misture bem sem deixar bolinhas de farinha. Adicione a farinha restante e misture até obter uma massa lisinha e flexível.

Certifique-se de suas mãos estejam muito limpas e secas e enfarinhe-as. As coisas vão meio que ficar bagunçadas. hehe

Pegue mais ou menos 1 colher das de sopa de massa e enrole-a em uma bolinha, e depois abra com os dedos em um círculo do tamanho que quiser que seus biscoitinhos sejam. Use um como “molde”, para que o produto final fique o mais certinho possível. Afinal, teremos que “casá-los” depois! Acerte as bordas com os dedos.
Continue com o restante da massa, enfarinhando as mãos antes de formar cada biscoitinho e coloque-os na sua assadeira com cerca de 3 centímetros de distância entre cada um (eles não se espalham muito.) Eu tive que fazer isso em vááááááárias fornadas por causa do meu diminuto forno, por isso, enquanto um estava assando, eu formatava meu próximo lote. Se você tem um forno grande, sorte a sua, mas não tente assar tudo de vez. Não dá certo! Uns queimam, outros ficam crus ;)

Asse por 14 a 16 minutos, até que os topos estejam firmes e as bordas estejam levemente douradas. Retire do forno e deixe descansar por 2 minutos. Use uma espátula, fininha (ou os dedos, se eles forem feitos de asbestos, que nem os meus) e transfira pra um escorredor de macarrão ou uma gradezinha específica pra cookies e cupcakes, o que eu não tenho, pra terminar de esfriar.

Uma vez que as suas lindas metades super iguais de casadinhos (*tosse* as minhas não ficaram tanto assim hehe) estejam frias o suficiente para lidar (apenas cerca de 10 minutos), vire um de “barriga” pra cima sobre o prato, coloque cerca de uma colherinha de chá de “doce de leite” e coloque outra metade por cima, para formar um sanduíche. Pressione DELICADAMENTE. Não pressione com força senão ferrou tudo. Coloque-os em uma bandeja ou algo assim que se encaixe em sua geladeira. Continue com os biscoitinhos restantes até que você tenha mais ou menos 16 sanduíches, dependendo do tamanho que você tenha escolhido pra eles.
Coloque os casadinhos na geladeira para assentar pelo menos meia hora. Trazer de volta à temperatura ambiente antes de servir (aproximadamente meia hora de novo).
Coma um e repita indefinidamente ou até acabar com a raça deles! ;D